domingo, 8 de dezembro de 2013

TEOLOGIA VERSUS REVELAÇÃO



Existem duas vertentes para se estudar as escrituras:


A primeira trata-se de uma longa e exaustiva caminhada pelos manuscritos mais antigos. Neste processo, o peregrino e frágil discípulo, encontrará muitas armadilhas que o levarão a uma descrença da sua própria fé (se for o caso dele ter alguma antes de começar). Se for uma pessoa sem fé, será um labirinto com possíveis saídas e todas apontando para uma direção diferente. Por quê?

As variantes textuais nos mostrarão que o que temos hoje na mão são cópias de cópias, onde muitas delas se fragmentaram  e perderam parte dos escritos, sendo posteriormente acrescentados novos escritos de acordo com o entendimento de cada copista, portanto não temos uma escritura confiável (inerrância bíblica).

A segunda trata-se de uma experiencia sobrenatural onde o Espirito de Deus levaria o peregrino e frágil discípulo, a uma verdade que só ele pode obter, pois as palavras serão meros simbolismos ou parábolas, que trarão um entendimento pessoal de cada escritura, levando assim a milhares, ou quiça milhões, de possíveis interpretações distintas uma das outras.
Enfim, por qual caminho (vertente) é mais seguro seguir para se ter um entendimentos das escrituras?




0 comentários:

Enviar um comentário